sábado, 10 de setembro de 2011

Estamos no Mês da Bíblia!



Nossa sociedade costuma eleger datas importantes para serem festejadas em determinadas épocas do ano, tais como: dia da criança, dos pais, mães, da mulher, entre tantas outras. São momentos que deveriam ser vividos diariamente, mas, por motivos diversos escolhe-se um dia par deixar em evidência o que sentimos em relação à lembrança ocorrida na data comemorada. Nossa Igreja Católica também elege datas que nos permitem refletir, agir e construir um significado cristão a partir disso. Vivemos por exemplo, em maio, o mês dedicado a Maria Santíssima, em agosto - reza-se e pensa-se nas vocações em seus mais diversos contextos, e assim, chega-se em setembro, e o chamamos de o Mês da Bíblia. Neste período, voltamos nossa atenção para a Palavra de Deus que está explícita e implícita nas palavras, frases e história do “livro” que chamamos Bíblia, cujo significado mais simples poderia ser algo como um rolo de papiro, uma pequena biblioteca. Para nós cristãos(ãs) - povo de Deus - na Bíblia está contida a Palavra Divina. João nos lembra (cf 1,1-5.11.14): "... a Palavra estava voltada para Deus, e a Palavra era Deus... tudo foi feito por meio dela, e, de tudo o que existe, nada foi feito sem ela... e a Palavra se fez homem e habitou entre nós...". Essa palavra encarnada é Jesus que nos traz na mensagem bíblica o amor-compaixão de Deus pela humanidade. Lendo e rezando sob a Palavra encontrarmo-nos com Cristo, por isso, nós, igreja, temos a obrigação de, a partir da Palavra de Deus, construir e testemunhar um mundo segundo o projeto divino. Nesse sentido, setembro não é apenas o Mês da Bíblia, e sim, de aprofundamento entusiasmado de quem é Cristo para nós e de como o amor de Deus é maravilhoso. Para meditarmos melhor sobre o significado que isso tem para nossas vidas, deixamos a historinha abaixo:

"Era uma vez... há muitos anos, existiu um homem rico que no dia do seu aniversário convocou a criadagem a sua sala para receberem presentes. Colocou-os a sua frente, na seguinte ordem: cocheiro, jardineiro, cozinheira, arrumadeira e o pequeno mensageiro. Em seguida dirigindo-se a eles, explicou o motivo de chamá-los até ali e, por fim, fez-lhes uma pergunta, esperando de cada um a sua própria resposta. Esta foi a pergunta feita: - O que você prefere receber agora: esta Bíblia ou este valor em dinheiro? - Eu gostaria de receber a Bíblia - respondeu pela ordem o cocheiro. Mas, como não aprendi a ler, o dinheiro me será mais útil! Recebeu, então, a nota de valor elevado na época e agradeceu ao patrão. Esse pediu-lhe que permanecesse em seu lugar. Era a vez do jardineiro fazer a sua escolha e, escolhendo bem as palavras, falou: - Minha mulher está adoentada e por esta razão tenho necessidade do dinheiro. Em outra circunstância escolheria, sem dúvida, a Bíblia. Como aconteceu com o primeiro, ele também permaneceu na sala após receber o valor das mãos do patrão. Agora, pela ordem, falaria a cozinheira, que teve tempo de elaborar bem a sua resposta: - Eu sei ler, porém, nunca encontro tempo para sequer folhear uma revista, portanto, aceito o dinheiro para comprar um vestido novo. - Eu já possuo uma Bíblia e não preciso de outra. Assim, prefiro o dinheiro - informou a arrumadeira em poucas palavras. Finalmente, chegou a vez do menino de recados. Sabendo que ele estava bastante necessitado o patrão adiantou-se em dizer-lhe: - Certamente você também irá preferir o dinheiro para comprar uma nova sandália, não é isso meu rapaz? - Muito obrigado pela sugestão. De fato estou precisando muito de um calçado novo, mas vou preferir a Bíblia. Minha mãe me ensinou que a Palavra de Deus é mais desejável do que o ouro... - disse o pequeno mensageiro. Ao receber o bonito volume o menino, feliz, o abriu e, nisso, caiu aos seus pés uma moeda de ouro. Virando outras páginas foi se deparando com outros valores em notas. Vendo isso os outros criados perceberam o erro deles e, envergonhados, deixaram o recinto. A sós com o menino o patrão comovido disse-lhe: - Que Deus o abençoe, meu filho, e também a sua mãe, que tão bem o ensinou a valorizar a Palavra de Deus.

Reflexão: A Palavra de Deus é fonte inesgotável de vida, paz. Bênçãos. É a bússola do cristão. E você, tem se alimentado dela? Ou do quê? Aproveite a oportunidade e tire sua bíblia da estante e leia, leia, leia... não podemos nos cansar de fazê-lo. Aproveite e comece já, porque estamos no mês da Bíblia.
_________________


Rita Floramar - Agente de Pastoral

Nenhum comentário: