domingo, 6 de março de 2011

Nossa Paróquia em 2011


Todo ano as paróquias de nossa Arquidiocese escolhem um momento propício para dar uma parada estratégica a qual chamamos e Assembleia Paroquial. Nesta parada nos auto-avaliamos, refletimos, escolhemos metas a seguir como prioritárias para determinado tempo, congregamos nossas lideranças e agentes de pastoral de modo geral, ouvimos nosso pároco. Estas assembleias acontecem para que possamos caminhar como Igreja Anunciadora da Boa Nova de Jesus Cristo e assim nos fortalecer, nos unir e nos sentir aletreges e animados pelo Espírito Santo, afinal nossa missão maior sempre será fazer com que todos conheçam quem é Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Conhecer Jesus é fazê-lo conhecer, é deixar que ele fale aos nossos corações (do agente e da comunidade em geral) e que o sigamos em nossa humanidade. Conhecendo-o, seguimos o exemplo de João Batista, ou seja, precisamos "nos diminuir"para que Jesus cresça. O diminuir significa jamais esquecermos que o ator principal do cenário do cotidiano da vida cristã é Cristo! Nós somos coadjuvantes dessa missão, somos discipículos diariamente convocados à Missão, convocados a segui-lo e que Ele ama demais. Que dádiva sermos amados por Deus, por isso também amamos, quem ama é evangelizador, é evangelizadora.

Diante disso, na Asssembleia Paroquial de 2011 da Paróquia de Santa Luzia da Matinha ressignificamos nossa caminhada e serviço na causa do Reino de Deus. Decidimos por testemunhar e trabalhar em 04 ações que contribuirão para assumirmos nosso compromisso de cristãos batizados na paróquia, além de levar em frente com carinha o que é específico e essencial a cada pastoral ou grupo. As 04 prioridades foram: CUIDAR DO AGENTE DE PASTORAL, VIVER E ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS, ACOLHER E ANIMAR A JUVENTUDE e VIVER A MISSÃO ATRAVÉS DA VISITAÇÃO. Na primeira prioridade referimo-nos ao carinho, atenção e estímulo que devemos dar ao agente de pastoral, animando-o na caminhada. Na segunda, se quer conhecer melhor a Palavra de Deus para anunciá-la coerentemente, na terceira pretende-se acolher e dar atenção a nossa juventude que tanto precisa e, por fim, visitar nossa comunidade para levar a Boa Nova de Cristo.

Desde os festejos de nossa padroeira propomo-nos a Servir a Deus com Amor e Fidelidade, assim o faremos com essas prioridades, as quais consideramos essenciais neste momento. Outro fator importante, aliás, é que também, para nos ajudar nessa caminhada, escolhemos 04 coordenadores de pastoral: Carlos José, Domingos Souza, Dulce Souza e Rodrigo Almeida. A eles nossa atenção, respeito e solidariedade. Que nossa caminhada seja de discípulos missionários na Paróquia de Santa Luzia da Matinha.






Por Rita Floramar

Conselho de Administração da Paróquia de Santa Luzia da Matinha

Nenhum comentário: