segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Uma Catequese Renovada e Transformadora


Um Sonho e a Realização de uma catequese renovada é a nossa forma mais fraterna e amorosa de fé a Deus, passaporte direto na participação no projeto de Jesus Cristo: “Caminho, Verdade e Vida” (JO 10,10).
Nestas duas semanas de formação humana (I. Couto), teológica e espiritualidade litúrgica (Eduardo), alguns de nossos irmãos e irmãs, saíram do seio de nossa comunidade. Deixaram por cerca de 20h seus lares, famílias, além de compromissos, para conhecer mais a fundo os ensinamentos de fé da nossa Igreja Católica. Ensinamentos estes que remetem aos primeiros catequistas, os Santos Apóstolos, testemunhas oculares, do Cristo Jesus, Ressuscitado.
Neste domingo, eles receberam oficialmente, o ministério de catequistas, das mãos de nosso pároco Pe. Sadi, se colocando a serviço da Evangelização, dos futuros cristãos desta paróquia de Santa Luzia da Matinha.
Sabendo que nesta vida, ninguém nasce cristão. Mas torna-se cristão, à medida que nos é apresentado e assumimos de forma séria e honesta a pessoa de Jesus Cristo em nossas vidas, mediante também, ao bom testemunho de cada batizado. A partir do dia 1º. de fevereiro, iremos iniciar as inscrições para novas turmas catequéticas, entregando e explicando desde já, o nosso projeto catequético, juntamente com algumas mudanças e exigências da pastoral:
A principal delas é realmente o que a nossa Igreja Católica vem pedindo, através de nossos bispos, nos mais diversos documentos, e de modo mais recente, através da encíclica papal, acerca da Palavra de Deus: “VERBUM DOMINI”. Assim não se pode fazer catequese, sem uma experiência profunda individual e comunitária com a Palavra de Deus.
Em segundo lugar, a melhor proposta pedagógica, sem dúvida, vem ser o itinerário do Ano Litúrgico, e os Santos Evangelhos, que a cada ano, a Igreja privilegia um dos sinóticos, sendo este ano destacado o de Mateus (A). Finalmente, para que a nossa catequese possa acontecer da melhor maneira possível, é imprescindível que você meu amigo, minha amiga converse com seus filhos e familiares, se eles realmente, querem participar da catequese, para que não se sintam obrigados, mas motivados, verdadeiros vocacionados (as) a se tornarem discípulos-missionários de Jesus em nossa sociedade.

Por Carlos Eduardo, Seminarista Arquidiocesano

Nota do Blog:
Em breve vamos disponibilizar algumas fotos da Formação da Catequese aqui no BLOG, é só aguardar.

Nenhum comentário: