domingo, 12 de setembro de 2010

A juventude grita por saúde, água, educação e justiça

Onde estão nossos direitos?

Na sua 16ª edição, o Grito dos Excluídos 2010, realizado pela Arquidiocese de Manaus, aconteceu dia 7 de setembro, no bairro da Cidade Nova.

Centenas de pessoas, com destaque para o grande número de jovens, representando pastorais, movimentos sociais e eclesiais, serviços, instituições religiosas e laicas estiveram reunidos para protestar contra a falta de respeito aos direitos básicos da vida cidadã.

Este ano o tema do Grito dos Excluídos foi: “Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas construir um projeto popular”. Participando da caminhada com o povo estava dom Demétrio Valentin, bispo de Jales e presidente da Cáritas Nacional. Ele veio ver e ouvir de perto o grito dos manauaras contra a corrupção, contra a impunidade, tráfico de seres humanos, por uma saúde e educação de melhor qualidade, etc.

Dando continuidade ao Plebiscito Popular sobre a delimitação da terra, os organizadores colocaram à disposição dos participantes do Grito dos Excluídos uma urna para que pudessem dar a sua opinião se desejam ou não que o país tenha uma lei que limite o tamanho das propriedades privadas e que elas tenham uma função de social de produzir alimentos.

Durante a caminhada, pela avenida Noel Nutels, foram feitas duas paradas para uma reflexão sobre a violência contra os jovens e a segunda sobre as eleições e o voto ético. O encerramento aconteceu em frente ao Centro de Convivência da Família na Cidade Nova.

Fonte: http://portalamazonia.locaweb.com.br/sites/arquidiocese/

Nenhum comentário: